Rechercher dans ce blog / Procurar neste blog

lundi 19 décembre 2011

Bolo de cenoura? Quase...

Neste inverno nós descobrimos um legume que é primo primeiro da cenoura. Em francês se diz "panais" (se pronuncia "pané") e no Brasil seria "chirívia" (cruzes!)

Ele tem essa cara de quem comeu e não gostou, mas digo-lhes que o gosto é surpreendentemente bem marcado! O bolo de cenoura está na lista dos Top 10 aqui em casa... sempre que bate a saudade da terrinha lá vou eu pra cozinha (pena que não dá pra fazer pamonha...)

Então eu tive a brilhante ideia de revisitar a minha receita tradicional e não deu pra quem quis. Anota aí (mesmo que no Brasil seja difícil achar esse legume, sempre tem uns lusófonos espalhados pelo mundo que podem aproveitá-la):

Bolo de panais (nem pensar em dizer chirívia... é muito feio!!)

Ingredientes:
  • 3 ovos
  • 1 xícara de óleo
  • 2 xícaras de panais cru picado (descasque como você descasca a cenoura)
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar cristal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:
Pré-aquecer o forno (180ºC). Untar a forma (margarina e farinha de trigo). Bater os 3 primeiros ingredientes no liquidificador. Depois bater esse creme de panais na batedeira com o açúcar e a farinha de trigo. O panais tem menos água que a cenoura. É normal que fique uma pasta meio dura. Mas o segredo está na hora de acrescentar o fermento. Este é no final... e mexido delicadamente com uma colher. Levar ao forno por cerca de 30 minutos. Este bolo dispensa a cobertura de chocolate! O resultado é um ótimo lanche para ser servido com um bom café quentinho.

Para quem ficou com água na boca e não tem o panais, faça a mesma receita com a boa e velha cenoura. Afinal de contas é o prazer que conta.

Bon appétit!

2 commentaires:

  1. Oi, sou francesa e nao conheço o panais ! como pode ser posivel ?! ;) qué sabor tem ?

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Olá, Alexia!

      Tem um sabor bem marcado. O cheiro lembra muito a cenoura, mas o gosto é bem mais forte. Eu fiz um muffin de panais semana passada é ficou ótimo. Já comi ele salgado e funciona também.

      Supprimer