Rechercher dans ce blog / Procurar neste blog

mardi 14 février 2012

Atchim


Desde ontem a noite que neva. Isso por um lado é bom porque significa que as temperaturas estão aumentando. Antes estava tão frio que não podia nem nevar. Agora com os termômetros perto de zero os floquinhos vão deixando tudo branco... a coisa ruim é que estamos doentes. O Bru começou a gripe dele no sábado e eu o segui ontem a noite. Eu espirrava tanto, mas tanto que achei que minha cabeça fosse explodir. No fim nada de AVC, mas um mal estar danado que me deixou de cama o dia inteiro. Mas o dia inteiro mesmo! Só acordei para avisar nos meus dois empregos que não poderia ir trabalhar hoje e para comer... o resto do dia dormi comme une marmotte.

A boa coisa foi que ontem eu já havia feito uma quiche de alho-poró* justamente pensando em sobrar para hoje no almoço porque na terça como no trabalho. Anotem a receita e sirvam acompanhada de uma saladinha de alface. Tudo de bom!

Quiche de alho-poró

By Bru

Ingredientes:
  • 1 rolo de massa folhada já pronta para o uso;
  • 1 cebola;
  • 3 grandes alhos-porós;
  • 2 colheres de sopa de manteiga ou azeite;
  • 100 g de queijo ralado da sua preferência (tipo, mussarela ou gruyère ou comté. Eu usei emmental)
  • 3 ovos;
  • 200 ml de creme de leite;
  • 200 ml de leite;
  • sal e pimenta a gosto.
Preparação:
  1. Pré-aqueça o forno a 180°C. Inutilize as folhas verdes do alho-poró. Corte a parte branca em rodelas e depois as rodelas ao meio e lave-as bem para sair toda a terrinha que se encontra entre elas. Corte a cebola em cubinhos. Em uma frigideira aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho-poró e depois tampe e deixe cozinhar por uns 10 minutes. Cuidado para não queimá-los.
  2. Enquanto isso vá desenrolando a massa folhada numa fôrma redonda. Pique o fundo da massa com um garfo e jogue o queijo ralado por cima.
  3. Misture bem os ovos, o creme de leite e o leite e tempere com sal e pimenta.
  4. Coloque o alho-poró por cima do queijo e finalize com a mistura de leite. 
  5. Leve ao forno por 35 minutos. Espere esfriar um pouco antes de servir.
Agora a noite talvez role um cuscus paulista... vamos ver se o Bru vai chegar motivado para cozinhar. Senão a gente faz uma sopona com uns legumes que temos na geladeira e passamos uma Saint Valentin bem romântica, né? Doentes é verdade, mas juntos!

* A França é o maior produtor de alho-poró da União Européia.

2 commentaires:

  1. Esta receita é muito bom ! E ja probaste a Quiche Lorraine, é uma delicia !

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Eu adoro quiche lorraine! Quando eu estava em Bordeaux eu comia o tempo todo, mas agora que estou pertinho da Lorraine eu quase não me lembro de comê-la... rsrsrsr.

      Supprimer