Rechercher dans ce blog / Procurar neste blog

lundi 23 janvier 2012

Tarte aux pommes alsacienne

Quando me perguntam se eu não sinto falta da comida do Brasil, as pessoas ficam surpresas com a minha resposta negativa. Não que eu não pense em pamonha, pão de queijo, feijoada, jiló, quiabo, galinha caipira... huuuummmm. Da água na boca só em pensar! Mas é que eu me adaptei bem à cozinha daqui: as milhões de variedades de queijos, vinhos e confeitaria, mas também muitos legumes, frutos do mar, choucroute... delícia! Porém de uma coisa eu sempre senti falta e sempre sentirei: as frutas.

Eu não tenho coragem de pagar 2 euros em uma manga verde e muito menos 8 euros o quilo do limão tahiti! Banana boa já nem sei mais o que é. E mamão, goiaba, maracujá, abacaxi nem sonhando. Disso eu sinto falta... mais que pamonha (então vocês imaginem o quanto é dificil para mim!).

Mas de uma coisa eu não posso reclamar: a variedade de maçãs durante todo o ano. Tem cada uma mais gostosa que a outra. E aqui então na Alsácia é o ano todo mesmo! Por isso a receitinha de hoje é uma torta tradicional daqui que toda vez que eu faço não dura mais que dois dias na geladeira.

Torta de maçã alsaciana

Ingredientes:
Para a massa:
  • 200 g de farinha de trigo;
  • 20 g de açúcar cristal;
  • 1 ovo;
  • 100 g de manteiga sem sal;
  • 1 pitada de sal.
Para o recheio:
  • 5 maçãs não acidas;
  • 200 ml de creme de leite sem soro;
  • 1 ovo;
  • 20 g de açúcar cristal.
  • margarina e farinha para untar a fôrma.
Preparação:
  1. Cavar um buraquinho na farinha peneirada. Colocar o açúcar, o sal e o ovo no buraquinho. Trabalhar com um pouco de farinha com a ajuda de um garfo. Acrescentar a manteiga cortada em pequenos pedaços. Cobrir com a farinha e trabalhar a massa com a ponta dos dedos. Acrescentar 50 ml de água e amassar bem a massa (como se fosse bunda de mulher! Já dizia um filme... rsrsrsrs). Deixar repousar 30 min coberta de um pano de prato limpo e seco;
  2. Durante esse tempo, descascar e cortar as maçãs em fatias finas, em forma de "meia-lua" (uma dica é espremer meio limão e ir colocando as maçãs cortadas no seu suco. Assim elas não ficam escuras);
  3. Untar e enfarinhar uma forma redonda e colocar a massa fixando bem nas bordas e no fundo. Faça furinhos no fundo da forma com um garfo. Coloque as fatias de maçãs uma do ladro da outra de forma que não fiquem completamente deitadas. Você vai "colar" as maçãs na massa.
  4. Bata o creme de leite, o ovo e o açúcar em uma batedeira e coloque essa mistura por cima das maçãs.
  5. Leve ao forno médio (180°C) por 30 minutos e espere esfriar bem antes de servir.
Dicas:
Se você quiser pode colocar um pouquinho de canela em pó por cima.
Se você fizer essa receita como sobremesa de uma refeição, pode serví-la acompanhada de um vinho também daqui como o Gewustraminer ou um Vendanges tardives.

Uma boa semana!

2 commentaires:

  1. hummmm tá aí uma coisa que nunca fiz...torta de maçã!! vou experimentar.
    ahhh mas nem se preocupe sempre que tenho oportunidade de comer pamonha sempre penso em vc...e como uma a mais em sua homenagem...hihihihi!!
    beijos soffy

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Muito espertinha vc... comendo uma pamonha de bônus!!! Lembre-se de deixar esfriar bem a torta, pq qdo ela tah quente fica com um gosto e um cheiro forte de ovo. Fria é simplesmente divina! Bjobjo! Depois vem aki contar como ficou a torta, hein!

      Supprimer